Fundep vai investir R$ 3 milhões em startups do setor automotivo

07/07/2021

A Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, entidade que apoia pesquisas em educação, saúde e cultura, ligada à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – está procurando startups que possuam projetos de inovação tecnológica para o setor automotivo. Para isso foi lançada a chamada pública Intec+Startup, cujas propostas devem abranger três eixos: biocombustíveis, condução segura e eficiente de veículos e propulsão alternativa à combustão, todos ligados ao programa Rota 2030. O aporte total em projetos será de até R$ 3 milhões, sem a exigência de contrapartidas dos participantes.

“Queremos tecnologias mais maduras para atender as demandas do setor; projetos que já tenham alcançado a maturação de desenvolvimento e que estejam na fase de apresentar resultados na forma de protótipos, produtos, processos ou serviços com potencial de aplicação direta na cadeia automotiva”, informou Mona Lisa Moura, pesquisadora da UECE (Universidade Estadual do Ceará), que integra a Coordenação Técnica – que é formada por profissionais da Unicamp, de (Universidade Estadual de Campinas – SP), do Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo (SP) e da UECE.

Tárcio André Barros, pesquisador da Unicamp, reforça que os projetos devem ser aderentes aos três eixos. “O eixo de bicombustíveis visa a melhoria da eficiência e a redução de emissões com o uso de biocombustíveis em motores automotivos. O eixo de condução segura e eficiente busca fortalecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de dispositivos e subsistemas de segurança, sejam ativos ou passivos, capazes de reduzir fatalidades e lesões no setor de transporta. Já o de propulsão alternativa consiste na criação de tecnologias, principalmente sistemas de peças voltadas para veículos elétricos ou híbridos”, explicou.

As startups têm até o dia 22 de julho, às 17 horas, para enviar propostas para a primeira etapa da chamada. Todas as informações podem ser conhecidas no edital da chamada, disponível neste link: rota2030.fundep.ufmg.br/intec.

Fonte: Automotive Business